Ação Social & Políticas Públicas também atua ministrando capacitações para profissionais da área social.
Nossos profissionais têm ampla experiência e formação compatível com os cursos propostos.
Atendemos prefeituras, entidades e pessoas físicas. Nossos cursos são realizados com turmas fechadas e têm duração média de 24 horas.
Consulte-nos e enviaremos projeto personalizado.

CURSOS

- Conselho Tutelar
O curso visa o entendimento da atuação do Conselho Tutelar no sistema de garantia dos direitos, suas atribuições e papéis enquanto zeladores dos direitos da criança e do adolescente e relação com a rede de serviços local.

Conteúdo

- SIPIA – Sistema de Informação para a Infância e Adolescência
Com esse curso, pretende-se implementar o SIPIA local e capacitar os conselheiros tutelares para sua operacionalização, visando o pleno funcionamento do sistema.
Compreendendo a importância do SIPIA para a ação conselheira e como ferramenta para diagnosticar a situação da criança e do adolescente, os conselheiros tutelares utilizarão o adequadamente e emitirão relatórios com dados consolidados para subsidiar o CMDCA e demais instâncias na elaboração de políticas públicas.
Instalamos o aplicativo SIPIA Local no Conselho Tutelar e realizamos o treinamento de forma individualizada, em que cada um dos cinco conselheiros registrarão fatos atendidos no Conselho Tutelar.

- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A capacitação para conselheiros dos direitos visa fornecer informações básicas voltadas ao planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas de atendimento integral à criança e ao adolescente.
Auxiliamos na organização das rotinas do CMDCA e na elaboração de seu plano de ação, composição de comissões, plano de ação e aplicação de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, elaboração de resolução sobre registro de entidades e inscrição de programas e projetos.

 

- Proteção social especial

1. Abrigos
Capacitação para profissionais que atuam em abrigos visando o entendimento da atuação de toda a equipe, suas atribuições e papéis enquanto educadores e colaboradores no processo de adaptação da criança e do adolescente abrigado.
Trabalhamos  a importância do plano individual de atendimento visando a transição do abrigo a seus grupos de origem familiar e social ou adoção e o entendimento gerencial específico a respeito das competências no atendimento, abrangendo a rotina do abrigo desde a alimentação, limpeza até a prestação de contas.
Abrangemos as temáticas: planejamento estratégico; gerência administrativa e financeira; legislação atual e normas técnicas; Plano de Convivência Familiar; relação com Poder Executivo e Judiciário, famílias e rede local.

2. Medidas socioeducativas
Capacitação para profissionais que trabalham com a execução de medidas socieducativas em meio aberto.
Nesse curso, tratamos da diferenciação entre pena e medida socioeducativa, abordando o sistema penal para adultos e a execução das medidas socioeducativas para adolescentes.

Conteúdo

O que a Lei, baseada nas questões mais proeminentes do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA indica e elucida a respeito do atendimento nas medidas socioeducativas, desde as instalações institucionais de atendimento até seus variados oferecimentos;